09/12/2015 - 01h50
Sessão da Câmara de Rio Fortuna
O projeto que cria a Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip), foi aprovado, por cinco votos a quatro, em primeira votação. Foram favoráveis os vereadores Aldo Vandresen (PMDB), Arlindo Duessmann (PMDB), Hamilton Daufenbach De Bona (PMDB) e Leonete Schuelter (PMDB). Já os parlamentares José Lembeck (PT), Lindomar Ballmann (PSD), Romírio Schueroff (PP) e Valdir José Warmling (PSDB) foram contrários. O voto de desempate coube ao presidente Eduardo Wiggers (PP), que optou pela aprovação do projeto.

Seguindo o parecer da assessoria jurídica da Casa, que indica inconstitucionalidad e, os vereadores rejeitaram o projeto que cria um ponto de táxi no Município. O entendimento é que precisa-se votar a regulamentação do serviço.

Os vereadores Lindomar Ballmann, José Lembeck, Romírio Schueroff e Valdir José Warmling apresentaram três requerimentos. O primeiro, pede que o Executivo encaminhe cópia do livro ponto dos funcionários da Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento referente aos meses de março e outubro dos anos de 2013, 2014 e 2015.

O segundo pede cópias de todas as portarias emitidas pela Prefeitura a partir de 1º de outubro até a data de resposta do presente requerimento.

Já o terceiro pede que a Câmara de Vereadores encaminhe ofício ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando informações atualizadas a respeito do Inquérito Civil Público instaurado contra o Município.

Nas explicações pessoais, o vereador Valdir José Warmling complementou o pedido feito, na semana passada, pelo vereador Lindomar Ballmann, que solicitava colaboração para um chão para a casa do jovem Leonardo Ballmann, na comunidade de Rio Pinto, segundo Valdir o pedido foi negado, e o parlamentar pede que se dê condições de acesso à nova casa, incentivando o jovem empreendedor rural. O vereador voltou a cobrar melhorias em estradas do Município, citou pontos no Alto Rio Pequeno, Serrinha, Rio Azedo e Capoeirão. Outro pedido é para que a Prefeitura providencie a iluminação de Natal. Por fim, Valdir José Warmling questionou o planejamento realizado na Secretaria de Saúde.

O vereador Arlindo Duessmann pede nova limpeza no passeio nas proximidades do Bar do Taguinho.

Em sua vez, o vereador Lindomar Ballmann, complementou o pedido do vereador Valdir José Warmling para que se tenha mais atenção com as estradas do interior e citou o trecho conhecido como Vaca Preta, na comunidade de Rio Facão. Lindomar também pediu iluminação de Natal. O vereador também voltou a pedir que a Prefeitura cobre da empresa responsável pelo recolhimento do lixo mais comprometimento, pois está apresentando várias deficiências. Segundo o vereador não há mais dia fixo e ainda algumas ruas estão ficando sem o recolhimento.

Lin domar também cobrou o Executivo que ainda não encaminhou ofício à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) solicitando o projeto para o asfaltamento entre Rio Fortuna e a comunidade de Rio Gabiroba, em São Martinho. O presidente Eduardo Wiggers acrescentou que durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional foi qestionado sobre isso e a SDR comunicou que não precisava do ofício. Diante dos fatos, os vereadores acharam melhor realizar o pedido.

Lindomar colocou que foi contra o projeto de criação da Cosip por achar que faltou aprofundamento do assunto e que o momento não é o mais correto, devido à crise nacional.

O vereador Aldo Vandresen também solicitou que seja realizada a iluminação natalina, assim como se providencie as melhorias nas lajotas da Avenida Sete de Setembro antes do Natal.

O presidente Eduardo Wiggers relatou sua viagem à Brasília, com intenção de buscar recursos ao Município, e destacou que está praticamente garantido o valor de R$ 1 milhão para o asfaltamento de mais um trecho da Avenida Sete de Setembro. A reposta deverá ser confirmada até o fim de janeiro.

A preocupação é com os cortes de gastos do Governo Federal, mas algumas emendas parlamentares para a área da saúde estão priorizadas e serão contempladas.

O áudio completo está disponível no site www.camararf.sc.gov. br.

Da Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, Francieli Oliveira.


Sinal Mundial - Todos os direitos reservados.